segunda-feira, 21 de setembro de 2009

das decisões

.



"Foi assim que raciocinei então, fazendo da minha cobiça a sentinela de um estranho cálculo moral, silenciando minha má consciência. Mas isso não me deu a coragem para ir visitar a Sra. Schmitz. Um motivo era explicar a mim mesmo por que minha mãe, o honrado pastor e minha irmã mais velha, se tdos eles refletissem profundamente, não me poderiam impedir, mas teriam de me aconselhar a ir. O fato de ir visitá-la era algo completamente diferente. Não sei por que o fiz. Mar reconheço hoje nos acontecimentos daquela época o modelo segundo o qual, ao longo da minha vida, ações e comportamentos concordaram ou não concordaram entre si. Penso, chego a um resultado, mantenho o resultado preso a uma decisão e faço a experiência de que a ação é uma coisa por si mesma, que pode mas não tem que seguir a decisão. Com bastante frequência no decorrer da minha vida fiz o que não tinha decidido e deixei de fazer o que tinha decidido. Algo, que nunca saberei, age; "algo" dirige-se à mulher que não quero mais ver, "algo" faz diante dos superiores a observação que me desgraça, "algo" volta a fumar depois que percebo que sou e permanecerei sendo um fumante. Não quero dizer que pensar e decidir não tenham nenhuma influência sobre a ação. Mas a ação não perfaz simplesmente o que foi pensado e decidido de antemão. Ela tem sua própria fonte e e da mesma maneira independente, como meu pensamento é meu pensamento, como minha decisão é minha decisão."



.



de uma das leituras atuais: O leitor, Bernard Schlink
fazia tempo que estava querendo ler, e não estou me arrependendo
porque o negócio é bem profundo e bem instigante, sabe?


.

6 comentários:

Ana Cris disse...

vi teu link da julia roberts com sesame e estou por lá até agora!! :(

decidi só dar uma espiada...

Ana Cris disse...

desculpa não ter nada a ver com a postagem...

nunca ouvi falar do autor...interessate. mas não me animei a ler.

Sara disse...

ana cristina, leia. é bom. e virou filme.

Ana Cris disse...

que filme?

Sara disse...

o leitor, como o livro. com a kate winslet, se não me engano ela ganhou o globo de ouro pelo filme. se for assistir, me convida que eu quero ver tbm!

Ana Cris disse...

aaahhh, não tinha me dado conta. já vi o filme. the reader!!!

é muuuuuito bom:)